• Data:02/02/2025 09:00
  • Localização Evento Online

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Descrição

1. OBJETIVO:

Capacitação de Consultores de Implantação de Sistemas existe desde 2010 na modalidade presencial e em 2020 foi reestruturada para a modalidade Online. O treinamento por objetivo preparar de forma rápida Consultores de Implantação de Sistemas, que possam ser imediatamente utilizados por equipes envolvidas em implantações de sistemas de gestão empresarial (ERP, CRM, WMS, HCM, etc). O foco do treinamento é o dia a dia do consultor de implantação.

2. PÚBLICO-ALVO:

Pessoas que:

  • São líderes de times de implantação, tanto de equipes internas, quanto de equipes de consultores;
  • Tem interesse em ingressar na carreira de consultor de implantação de sistemas de gestão empresarial;
  • Já trabalham na área de implantação de sistemas, mas que desejam melhorar sua empregabilidade e/ou obter melhor remuneração;
  • Já trabalham como consultores de tecnologia da informação e que almejam uma segunda área de atuação;
  • Usuários chave que participam ou participarão de implantação de sistema de gestão empresarial.

3. PRÉ-REQUISITOS:

Curso ONLINE ministrado através da plataforma Zoom.

É necessário que o aluno tenha acesso à internet, COMPUTADOR, NOTEBOOK,TABLET ou SMARTPHONE com microfone e fone.

4. INSTRUTOR:

MARCOS LOPES MORAES - é Mestre em Administração de Empresas, Pós- Graduado em Finanças, Graduado em Economia. Experiência de 27 anos no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Trabalhou em empresa líderes como Datasul, TOTVS e SAP.

Antes de chegar à posição de gestor, foi consultor de implantação de sistemas nas áreas de Compras, Estoques, Financeiro, Contábil/Fiscal, Vendas e Faturamento, Planejamento e Controle da Produção. Desde 2007 presta treinamento e consultoria em Metodologia de Implantação de Sistemas de Gestão Empresarial, tendo auxiliado dezenas de profissionais de TI e usuários na adoção de melhores práticas na implantação de sistemas. É criador e instrutor do Treinamentos de Capacitação de Consultores de Implantação de Sistemas, por meio do qual tem treinado centenas de Profissionais de Implantação de Sistemas de todo Brasil.

5. DIDÁTICA DESTE TREINAMENTO:

  • Este treinamento é ministrado em língua portuguesa.
  • Curso online e interativo através da plataforma Zoom.
  • Vídeos e exercícios.
  • Apostila eletrônica;
  • Certificado digital de conclusão (mínimo de 75% de presença nas aulas online e nota igual ou maior que 6 na bateria de exercícios do treinamento).
  • As aulas não são gravadas, ao se inscrever o participante concorda com os dias e horários do treinamento.

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Por que os projetos de implantação de Sistemas de Gestão Empresarial atrasam
    • Análise de pesquisa mundial sobre os fatores que geram atrasos nas implantações de Sistemas.
    • Implantação de Sistemas de Gestão Empresarial - os 10 erros mais comuns e como evitá-los.
  • O que faz um consultor de implantação de sistemas
    • Conhecimentos essenciais para consultores de implantação de sistemas.
  • Metodologia de Implantação de Sistemas
    • Apresentação do Fluxo Geral da Metodologia de Implantação de Sistemas e suas etapas.
  • Recepção do Projeto de Implantação de Sistema
    • Nomeação do líder do projeto de implantação.
    • Repasse da área comercial para área de projetos de implantação de sistemas.
    • Análise dos Requisitos de Infraestrutura do Projeto.
    • Elaboração do Termo de Abertura de Projeto.
  • Iniciação do Projeto de Implantação do Novo Sistema
    • Organograma do Projeto.
    • Elaboração do cronograma preliminar do projeto de implantação do Novo Sistema.
    • Organização da Primeira Reunião com Patrocinador do Projeto (Sponsor).
    • Alinhamento de expectativas com Patrocinador e Líder de Projeto do Cliente.
    • Aprovação do Termo de Abertura do Projeto de Implantação do Novo Sistema.
    • Preparação da Equipe de Implantação de Sistemas.
    • Kick-Off do Projeto de Implantação do Novo Sistema.
    • Instalação ou Ativação do Novo Sistema.
  • Análise de Aderência do Novo Sistema
    • Análise de aderência - levantamento do fluxo atual dos processos de negócios.
    • Análise de aderência - desenho do fluxo proposto para implantação do novo sistemas.
    • Análise de aderência - levantamento do fluxo atual dos processos de negócios não aderentes ao novo sistema.
    • Definição do cronograma final de de implantação e de adequações no novo sistema.
  • Implantação do Novo Sistema
    • Início das adequações no Novo Sistema.
    • Treinamentos Padrões para os Usuários.
    • Execução dos Cadastros Gerais.
    • Execução dos Cadastros dos Módulos (áreas de negócios).
    • Parametrização dos fluxos propostos (regras de negócios) no Novo Sistema
  • Testes da Implantação do Novo Sistema
    • Teste Unitário dos Módulos (áreas de negócios).
    • Teste das Adequações no Novo Sistema.
    • Teste Integrado dos Módulos (Fluxo Geral de Integrações).
  • Preparação e Execução da Entrada em Produção do Novo Sistema
    • Revisão das etapas anteriores e eliminação de pendências da implantação.
    • Reunião com Patrocinador do Projeto (Sponsor) para confirmação da data da virada.
    • Revisão dos Requisitos de Infraestrutura do Projeto.
    • Revisão dos Procedimentos de Administração do Ambiente do Novo Sistema.
    • Revisão de perfis de usuários e permissões de acesso.
    • Planejamento e Execução da Carga de Dados.
    • Estruturação de Central de Ajuda ao Usuário.
    • Coordenação da virada com os parceiros de negócios (fornecedores, clientes, representantes comerciais, etc).
    • Importação de saldos do Sistema Antigo para o Novo Sistemas.
    • Bloqueio do Sistema Antigo.
    • Colocação do novo sistema no para para uso oficial dos usuários;
  • Acompanhamento Pós-Produção do Novo Sistema
    • Monitoramento e ajustes das falhas mais comuns no pós-virada.
    • Primeiros Fechamentos Mensais.
    • Avaliação do Projeto de Implantação: objetivos previstos x objetivo entregues.
    • Elaboração e Apresentação do Relatório Final da Implantação do Novo Sistema.
    • Assinatura do Termo de Aceite do Projeto pelo Patrocinador do Projeto (Sponsor).
    • Acompanhamento de suporte presencial e remoto.
    • Gerenciamento do Sucesso do Cliente.
    • Elaboração do Caso de Sucesso.
    • Planejamento e Execução de Implantação de Melhoria no Novo Sistema.