APRESENTAÇÃO DO TREINAMENTO
1. OBJETIVO:
O Treinamento Como Contratar Vendedores de Software e Serviços de TI surgiu em 2009 na forma de Workshop presencial e em 2020 foi reestruturado para a modalidade Online. Está baseado em mais de 20 anos de experiência prática em Recrutamento, Seleção, Contratação e Treinamento de Vendedores de Software e Serviços de Tecnologia da Informação. O treinamento traz dicas e ferramentas que podem auxiliar recrutadores e gestores a conduzirem processos de seleção de vendedores de acordo com as especificidades do segmento de TI.
2. PÚBLICO-ALVO:
Tech Recruiters, Profissionais de Recursos Humanos, Gestores Comerciais, que sejam responsáveis pelo recrutamento, seleção e contratação de vendedores especializados em venda de software e/ou serviços de Tecnologia da Informação.
3. INSTRUTOR:
MARCOS LOPES MORAES - é formado em Economia, fez pós graduação em Finanças e Mestrado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing. Experiência de 27 anos no Mercado de Softwares de Gestão Empresarial. Trabalhou em empresas líderes como Datasul, TOTVS e SAP. Como gestor foi Gerente Regional de Venda de Software e Diretor de Marketing e Vendas de Software. Possui experiência prática em processos de Recrutamento, Seleção, Contratação e Treinamento de Vendedores de Software e Serviços de Tecnologia da Informação. Em 2007 fundou a Markedu Brasil (www.markedu.com.br) , para ministrar treinamentos e prestar consultoria para empresas de Software e Serviços de TI.
- 4. PRÉ-REQUISITOS:
- Hardwares necessários: COMPUTADOR, NOTEBOOK,TABLET ou SMARTPHONE com microfone e fone.
- Softwares necessários: Planilha Excel, Editor Word e Adobe PDF;
5. DIDÁTICA DESTE TREINAMENTO:
- Curso online e interativo através da plataforma Zoom.
- Apostila eletrônica com todo conteúdo do treinamento.
- Vídeos, Ferramentas Práticas;
- Certificado digital de conclusão (mínimo de 50% de presença nas aulas online e nota igual ou maior que 6 na bateria de exercícios).
- As aulas não são gravadas, ao se inscrever o participante concorda em estar conectado às sessões das aulas nos dias e horários combinados.
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
De acordo com a Lei nº 9394/96, o Decreto nº 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97, os cursos livres são uma modalidade e ensino legal e válida em todo território nacional. Este treinamento está em conformidade com a legislação em vigor.
- Dúvidas sobre a contratação de Profissionais de Venda de Software e Serviços de TI
- Quando e por que contratar Profissionais de Venda de Software e Serviços de TI?
- O que sua empresa espera de um Profissional de Venda de Software e Serviços de TI
- Descrição da função: o que a sua empresa necessita;
- Conhecimento técnico, comercial ou ambos?
- Objetivos principais e secundários da função (atribuições);
- Deveres (responsabilidades);
- Subordinação e forma de avaliação;
- Formação;
- Traços de caráter e Valores, Propósito e Cultura da Empresa;
- Motivadores do cargo;
- Fontes de Recrutamento e Divulgação das Oportunidades na Área de Vendas
- Formar ou buscar alguém pronto?
- Recrutamento Interno.
- Recrutamento Externo.
- Divulgação Online.
- Divulgação Offline.
- Processo para Seleção de Profissionais de Venda de Software e Serviços de TI
- Critérios de avaliação;
- Cronograma (etapas e prazos) do processo seletivo;
- Roteiro do primeiro contato;
- Roteiro de entrevistas específicas para Profissionais de Venda de Software e Serviços de TI.
- Esclarecimento das Expectativas de Ganho e do Pacote de Benefícios;
- Fechamento da Contratação do Novo Profissional de Venda de Software e Serviços de TI
- Alocação e subordinação;
- Condições de trabalho;
- Equipe de apoio;
- Metas e controles;
- Esclarecimento das Expectativas de Ganho e do Pacote de Benefícios;
- Integração do Novo Profissional de Venda de Software e Serviços de TI
- Conhecendo a Empresa - Valores, Propósito e Cultura;
- Conhecendo a Equipe Comercial;
- Conhecendo áreas e processos relacionados a vendas;
- Conhecendo Produtos e Serviços;
- Conhecendo o processo de vendas para novos clientes;
- Conhecendo o processo de vendas para clientes da base;
- Conhecendo casos de sucesso de uso das soluções a serem vendidas.
- Conhecendo o Programa de Treinamento para a Função;
- Acompanhamento e Avaliação do Novo Profissional de Venda de Software e Serviços de TI
- Avaliações durante o período de experiência;
- Efetivação ou desligamento;
- Lições aprendidas;