Como Contratar Vendedores de Software e Serviços de TI

APRESENTAÇÃO DO TREINAMENTO

1. OBJETIVO:

O Treinamento Como Contratar Vendedores de Software e Serviços de TI surgiu em 2009 na forma de Workshop presencial e em 2020 foi reestruturado para a modalidade Online. Está baseado em mais de 20 anos de experiência prática em Recrutamento, Seleção, Contratação e Treinamento de Vendedores de Software e Serviços de Tecnologia da Informação. O treinamento traz dicas e  ferramentas que podem auxiliar recrutadores e gestores a conduzirem processos de seleção de vendedores de acordo com as especificidades do segmento de TI.

2. PÚBLICO-ALVO:

Tech Recruiters, Profissionais de Recursos Humanos, Gestores Comerciais, que sejam responsáveis pelo recrutamento, seleção e contratação de vendedores especializados em venda de software e/ou serviços de Tecnologia da Informação.

3. INSTRUTOR:

MARCOS LOPES MORAES - é formado em Economia, fez pós graduação em Finanças e Mestrado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing. Experiência de 27 anos no Mercado de Softwares de Gestão Empresarial. Trabalhou em empresas líderes como Datasul, TOTVS e SAP. Como gestor foi Gerente Regional de Venda de Software e Diretor de Marketing e Vendas de Software. Possui experiência prática em processos de Recrutamento, Seleção, Contratação e Treinamento de Vendedores de Software e Serviços de Tecnologia da Informação. Em 2007 fundou a Markedu Brasil (www.markedu.com.br) , para ministrar treinamentos e prestar consultoria para empresas de Software e Serviços de TI.

  • 4. PRÉ-REQUISITOS:
  • Hardwares necessários: COMPUTADOR, NOTEBOOK,TABLET ou SMARTPHONE com microfone e fone.
  • Softwares necessários: Planilha Excel, Editor Word e Adobe PDF;

5. DIDÁTICA DESTE TREINAMENTO:

  • Curso online e interativo através da plataforma Zoom.
  • Apostila eletrônica com todo conteúdo do treinamento.
  • Vídeos, Ferramentas Práticas;
  • Certificado digital de conclusão (mínimo de 50% de presença nas aulas online e nota igual ou maior que 6 na bateria de exercícios).
  • As aulas não são gravadas, ao se inscrever o participante concorda em estar conectado às sessões das aulas nos dias e horários combinados.

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

De acordo com a Lei nº 9394/96, o Decreto nº 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97, os cursos livres são uma modalidade e ensino legal e válida em todo território nacional. Este treinamento está em conformidade com a legislação em vigor.

  • Dúvidas sobre a contratação de Profissionais de Venda de Software e Serviços de TI
    • Quando e por que contratar Profissionais de Venda de Software e Serviços de TI?

  • O que sua empresa espera de um Profissional de Venda de Software e Serviços de TI
    • Descrição da função: o que a sua empresa necessita;
    • Conhecimento técnico, comercial ou ambos?
    • Objetivos principais e secundários da função (atribuições);
    • Deveres (responsabilidades);
    • Subordinação e forma de avaliação;
    • Formação;
    • Traços de caráter e  Valores, Propósito e Cultura da Empresa;
    • Motivadores do cargo;

  • Fontes de Recrutamento e Divulgação das Oportunidades na Área de Vendas
    • Formar ou buscar alguém pronto?
    • Recrutamento Interno.
    • Recrutamento Externo.
    • Divulgação Online.
    • Divulgação Offline.

  • Processo para Seleção de Profissionais de Venda de Software e Serviços de TI
    • Critérios de avaliação;
    • Cronograma (etapas e prazos) do processo seletivo;
    • Roteiro do primeiro contato;
    • Roteiro de entrevistas específicas para Profissionais de Venda de Software e Serviços de TI.
    • Esclarecimento das Expectativas de Ganho e do Pacote de Benefícios;

  • Fechamento da Contratação do Novo Profissional de Venda de Software e Serviços de TI
    • Alocação e subordinação;
    • Condições de trabalho;
    • Equipe de apoio;
    • Metas e controles;
    • Esclarecimento das Expectativas de Ganho e do Pacote de Benefícios;

  • Integração do Novo Profissional de Venda de Software e Serviços de TI
    • Conhecendo a Empresa - Valores, Propósito e Cultura;
    • Conhecendo a Equipe Comercial;
    • Conhecendo áreas e processos relacionados a vendas;
    • Conhecendo Produtos e Serviços;
    • Conhecendo o processo de vendas para novos clientes;
    • Conhecendo o processo de vendas para clientes da base;
    • Conhecendo casos de sucesso de uso das soluções a serem vendidas.
    • Conhecendo o Programa de Treinamento para a Função;

  • Acompanhamento e Avaliação do Novo Profissional de Venda de Software e Serviços de TI
    • Avaliações durante o período de experiência;
    • Efetivação ou desligamento;
    • Lições aprendidas;